quinta-feira, 3 de março de 2022

DICA TÉCNICA: CÁLCULO DO CABO DE LIGAÇÃO RX/TX CAVIDADE


DICA TÉCNICA: CABO DE INTERLIGAÇÃO RX/TX MAIS CAVIDADE

O ideal seria que as cavidades estivessem “coladas” na saída dos rádios. Como isso não é possível, é necessário fazer um artifício com os cabos para que as cavidades “acreditem” que os rádios estão “colados” nelas. Como fazer isso? Se o comprimento de onda da frequência (ex. 146.850 Khz) é de aproximadamente 2 metros, isso significa que uma onda completa dessa frequência apresenta esse comprimento, ou seja, o início da onda é exatamente igual ao final dela. Assim, se utilizarmos um cabo (com fator de velocidade 0,67 para RG58 ), com comprimento de 2 metros, o sinal em seu início é exatamente igual ao sinal em seu final. Dessa forma, o nível de saída do TX onde se encontra uma das extremidades desse cabo é o mesmo na outra extremidade que vai à cavidade. Assim, é como se TX (ou RX) estivesse “colados” na cavidade. Bem, como todo cabo possui um fator de velocidade, ou seja , a velocidade de propagação no cabo é diferente da velocidade de propagação no vácuo, é sabido que no cabo, ele é sempre menor, representada pelo que chamamos de fator de velocidade. Ela é apresentada em termos percentuais. Para os cabos RG213 e RG58, o fator de velocidade é de 0,67, ou seja, a velocidade de propagação é de 67% da velocidade da luz, que é de aproximadamente 300.000km/s. Como foi dito no início, basta usar 1 comprimento de onda da frequência para o cabo coaxial para conectar o repetidor nas cavidades. Para o cálculo será usado a equação: Comprimento de onda do cabo = (velocidade da luz x fator de velocidade do cabo) / frequência

Comprimento de onda no cabo = (300 x 0,67) / 146,850

Comprimento de onda do cabo = 1,36 metros

Também é possível usar meio comprimento de onda do cabo. A única diferença é que haverá inversão de fase entre o sinal que está saindo do TX, em relação ao que está chegando na cavidade. Mas isso não interfere no funcionamento do sistema.

Assim para ½ comprimento de onda do cabo teremos 68 cm ou 0,68 metros

Bem , agora, para finalizar, se o cabo entre o repetidor e as cavidades ficarem curtos, basta cortar em múltiplos.

Para o caso de usar o resultado do primeiro cálculo, o cabo poderá ter múltiplos de um comprimento de onda. EX: 1,36m x1 = 1,36m ; 1,32 x 2 = 2,62m ; 1,36 x 3 – 4,08m .... e assim sucessivamente.

Para o caso do segundo cálculo (1/2 comprimento), deve-se utilizar múltiplos ímpares de ½ comprimento de onda no cabo. EX: 0,68m x 1 = 0,68m ; 0,68m x 3 = 2,04m ; 0,68 x 5 = 3,4m....e assim sucessivamente. Estes são valores de comprimento que devemos usar para ligar os cabos RG58 ou RG213 da repetidora (TX/RX) à cavidade.

O mesmo pode se aplicar a saída das cavidades para o conector “T”. pode-se usar dois pedaços de 68 cm das saídas das cavidades (TX/RX) para o conector “T” (foram usados 6 canecos para fazer um duplexador). É importante que as cavidades estejam ajustadas. OBS: quando da compra dos cabos coaxiais consultar o fator de velocidade do cabo, pois se a velocidade o cabo coaxial for diferente do calculo realizado , é só substituir nos cálculos realizados. ESTES CÁLCULOS FORAM REALIZADOS PARA A FREQUENCIA DE 146.850KHZ.

Faustino Prado Moreira – PY2VOA e Luiz Antonio Grilo – PU1JCG.Editado e postado por Prado - PY2VOA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALRD013 DX News

ARLD013 DX news This week's bulletin was made possible with information provided by AA3B, HA7VK, K6EI, The Daily DX, 425 DX News, DXNL, ...

Popular Posts