sábado, 7 de maio de 2022

CÓDIGO SINPO



CÓDIGO SINPO

Hoje vamos falar sobre o Código SINPO, muito utilizado pelos radioescutas para elaborar seus relatórios de recepção, a serem enviados para as rádios nacionais e internacionais. É através das informações que constam no Código SINPO, que o departamento técnico da emissora avalia de como estão sendo captadas pelos DXistas os sinais da emissora em várias partes do continente.

S – Intensidade do sinal – é onde avaliamos a potência do sinal recebido pelo receptor.

1-Péssimo

2-Fraco

3-Regular

4-Bom

5-Excelente

I – Intensidade das interferências – Este item trata-se das interferências causadas por outras emissoras que estejam transmitindo na mesma frequência ou muito próximas.

1-Extrema

2-Forte

3-Moderada

4-Pouca

5-Nula

N – Ruídos Atmosféricos – refere-se aos ruídos estáticos que são produzidos pela atmosfera (raios) e eletricidade estática (ignição de veículos, motores, etc.). Não podemos levar em consideração as interferências causadas pela rede de energia elétrica, muito constantes nos dias de hoje.

1-Extremo

2-Severo

3-Moderado

4-Pouco

5-Nenhum

P – Propagação (Desvanecimento) – Item que avalia a intensidade do desvanecimento ou seja, a propagação com oscilações (o sinal aumenta e diminui). Fenômeno que sempre acontece nas ondas curtas.

1-Extrema

2-Severa

3-Moderada

3-Leve

5-Nenhuma

O – Mérito Geral - Seria uma avaliação das outras notas aplicadas. A letra O nunca deverá ter um valor maior do que a menor nota dos itens anteriores, devendo ser menor ou igual.

1-Péssimo

2-Fraco

3-Razoável

4-Bom

5-Excelente

Editor: Faustino Prado
Postado por Prado - PY2VOA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

4º ENCONTRO DE RADIOAMADORES

4º ENCONTRO DE RADIOAMADORES EM SÃO LOURENÇA DA MATA / PE Postado por Prado - PY2VOA

Popular Posts